A RECICLAGEM TEM ÍNDICE DE 4% NO BRASIL, INDICA PESQUISA

Na primeira estrofe da música Asa Branca, cantada pela figura saudosa de Luiz Gonzaga, o nosso Rei do Baião descreve por meio da poesia a situação do sertão brasileiro. Nas linhas da canção podemos sentir a sua frustração ao olhar para o horizonte e só se deparar com a escassez. Não obstante desta realidade relatada na obra, se encontra não só o sertão brasileiro, mas o Brasil como um todo. Tal circunstância se dá pela indiferença com a qual lidamos com um assunto tão sério, que é o nosso bem em comum: a natureza.
Na notícia que compartilhamos esta semana em nosso quadro Recicla NEWS, divulgamos o impactante e triste dado de que o Brasil recicla apenas 4% do lixo produzido. Esse dado, além de alarmante, é preocupante, visto que somos o país responsável por 40% da produção de lixo a nível global.
Outro fato que podemos inferir com esse dado é que apesar da geração de emprego e oportunidades por meio da reciclagem, o Brasil ainda não dá a devida atenção ao assunto. Já sabemos que a reciclagem é bastante benéfica não só para o meio ambiente, mas também para nós mesmos. Então, o que nos leva a menosprezar essa atividade?
Não podemos dizer que as consequências do menosprezo são mínimas, pois sabemos que elas afetam diretamente a biodiversidade, causando a diminuição da mesma, além da degradação de espécies e contaminação das fontes de águas. Ou seja, lidar com indiferença só nos leva a passos largos para um futuro com consequências irreversíveis.
Segundo o estudo realizado pela organização sem fins lucrativos, International Solid Waste Association (ISWA), a geração de lixo em âmbito mundial chegará a 3,4 bilhões de toneladas, por ano, até 2050. A quantidade é maior do que a nossa capacidade de reciclagem atualmente, o que nos leva a pensar em como podemos reverter essa situação enquanto ainda temos tempo.
Aqui em nosso blog, você pode encontrar diversos conteúdos com dicas de como preservar o meio ambiente de forma prática e segura, além de adquirir mais conhecimento sobre formas sustentáveis de descartar o seu resíduo e, assim, contribuir para a reciclagem em nosso país. Sendo assim, continue nos acompanhando em nossas redes sociais e consumindo os nossos conteúdos.
Só depende de nós preservarmos hoje para garantirmos um amanhã diferente da realidade retratada na canção Asa Branca. Contamos com você para ser o nosso parceiro na preservação e conservação da natureza.

